Pular para o conteúdo principal

Como fazer um plano de corrida e caminhada?

Tem corredor que não dá importância para um plano de corrida e caminhada por avaliar que esta prática é apenas para iniciantes. De fato a maior parte dos novatos na corrida usa a técnica combinada por ainda não ter a resistência ou adequação para correr por longos períodos. Mas os corredores mais experientes também podem se beneficiar com o método. Nesse caso, ele deve ser encarado com uma estratégia para aumentar a quilometragem total percorrida, além de reduzir o risco de lesões, as dores musculares e a fadiga.
leia-mais-cinza
Por isso, você deve se organizar para incluir a prática na sua rotina de treinamentos. Veja algumas estratégias simples e eficientes.
1. Depois de aquecer com uma caminhada de 5 minutos, corra por 7 minutos e, em seguida, faça uma pausa caminhando 1 minuto. Iniciantes podem alternar 1 minuto de corrida com 7 minutos andando.
2. Continue alternando a corrida e a caminhada até atingir a distância ou o tempo que você impôs como objetivo. Por exemplo, um iniciante que deseja se exercitar por 16 minutos pode correr e caminhar na proporção 1:7, fazendo dois ciclos. Corredores mais avançados podem seguir a lógica inversa, correndo 7 minutos e caminhando 1 minuto.
3. Você deve começar a andar antes que os seus músculos fiquem muito cansados. Isto permite que a sua musculatura se recupere mais facilmente, o que aumenta o tempo e a distância que você pode percorrer. Se você esperar até que esteja fatigado, vai acabar andando devagar e será difícil recomeçar a corrida.
4. Para medir o intervalo entre corrida e caminhada use um relógio, ou outro dispositivo que emita um sinal sonoro, para avisar quando você precisa mudar a intensidade do exercício.
5. Para as caminhadas, certifique-se de que você não está apenas passeando. Você deve andar rapidamente, de modo que a sua frequência cardíaca permaneça elevada. Desta forma, a resposta cardiovascular continua alta, o que facilita o retorno para a corrida.
6. Ao se adaptar ao programa de corrida e caminhada você deve fazer alterações no tempo em que se exercita. No caso dos iniciantes, o mais indicado é aumentar o tempo de corrida e diminuir o de caminhada. Para os mais avançados, passe a aumentar o tempo total do treino, fazendo mais ciclos durante o trajeto.

(Fonte: https://www.ativo.com/corrida-de-rua/treinamento-de-corrida/como-fazer-um-plano-de-corrida-e-caminhada )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proteína Miostatina... RHYTMUS

A  miostatina  (formalmente conhecida como  factor 8 de crescimento e diferenciação ) é um  fator de crescimento  que limita o crescimento do  tecido muscular , por exemplo concentrações elevadas de miostatina em um indivíduo provocam uma diminuição no desenvolvimento normal dos músculos. 1 A proteína miostatina é produzida em células do músculo esquelético, circula no sangue e actua no tecido muscular, parecendo atrasar o desenvolvimento das "células-mãe" musculares. O mecanismo exato segue sendo desconhecido. Miostatina e o  gene  associado foram descobertos 1997 pelos genetistas McPherron e Se-Jin Lee, que também produziram uma estirpe do mutante em ratos com a carência do gene e eram em torno de duas vezes mais fortes que ratos normais. [3]   2 O gene foi sequenciado em humanos, ratos, peixes, zebras e vários outro animais, 3  demonstrando poucas diferenças entre espécies. Lee descobriu em 1997 que a raça bovina "Azul Be...

Método Continuo Extensivo e Intensivo

A partir de hoje  Toda a Semana levantaremos um tema para estudo e reflexão e contamos com a participação de todos podendo ser, Escrito, Vídeo ou Áudio, essa semana comentaremos um pouco sobre os principais tipos e métodos de treinamento de corrida.  O objetivo da descrição destes métodos é enfatizar a necessidade de um acompanhamento profissional para a elaboração dos treinamentos e verificação dos resultados obtidos com uma periodização. Correr aleatoriamente pode até trazer benefícios, mas nunca será melhor do que seguir uma programação com base nos dados coletados em sua avaliação cardiorrespiratória. Somente desta maneira você conseguirá atingir os reais benefícios desta modalidade, reduzindo o risco de lesões e afastamento do exercício físico. O primeiro método a ser discutido é o “Contínuo”. Este tipo de treino é caracterizado pela manutenção da intensidade durante todo o período de treinamento, e possui duas subdivisões: “Contínuo extensivo” e “Contínuo intensi...

Números da Obesidade no Brasil

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou um pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está  acima do peso . Segundo o estudo, 42,7% da população estava acima do  peso  no ano de 2006. Em 2011, esse número passou para 48,5%. O levantamento é da  Vigitel  (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas  por Inquérito Telefônico), e os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. De acordo com a Dra. Rosana Radominski, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, os novos resultados não são novidade, se comparados com os de 2010. “O dado agravante é o aumento de mais de 0,5% do excesso de peso e da obesidade em um ano. Isso é alarmante, se formos extrapolar os dados para os próximos dez anos”, alerta a especialista. O estudo também revelou que o  sobrepeso  é maior entre os homens. 52,6% deles está acima do  peso ideal . Entre as mulheres, esse valor é de 44,7%. A pesqu...